PALESTRANTES E MODERADORES | CBICS

Palestrantes e Moderadores

 

Palestrantes e Moderadores

Palestrantes

Cardeal Peter K.A. Turkson

Prefeito do Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral

Peter K.A. Turkson é cardeal católico ganês e prefeito do Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral.

De 1962 a 1969, estudou no Seminário Menor Santa Teresa de Amisano; e, de 1969 a 1971, no Seminário Regional São Pedro de Pedu. Cursou Teologia no Seminário St. Anthony-on-Hudson em Rensselaer, Nova York, de 1971 a 1975. Foi ordenado sacerdote na Catedral São Francisco de Sales, em Cape Coast, no dia 20 de julho de 1975.

Irmã Marinete Tibério, FC

Diretora do Hospital São Vicente de Paulo

 Ganhadora do prêmio “Os 100 Mais Influentes da Saúde Brasileira”, na categoria Projetos de Humanização. Formada em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Irmã Marinete alia a “Vocação para Cuidar” que marca a trajetória da instituição, a uma gestão moderna, atenta ao mercado de Saúde e preocupada com a qualificação constante dos Serviços, por meio de investimentos em Tecnologia, Recursos Humanos e estrutura.

Padre Leo Pessini

Superior Geral dos Camilianos

Atualmente é o Superior Geral dos Camilianos (2014-2020) e reside em Roma. Coordena os Camilianos e suas atividades em 41 países onde se fazem presentes hoje nos cinco continentes.

Foi Superior Provincial do Brasil de 2010 a 2014 e um dos especialistas em Bioética mais conhecidos e respeitados no país.

Licenciou-se em Filosofia na Escola Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Cursou Educação Pastoral Clínica e Bioética no St. Lukes’s Medical Center dos Estados Unidos (1982-85). Foi vice-reitor do Centro Universitário São Camilo de São Paulo e presidente das Organizações dos Religiosos Camilianos, que inclui 49 hospitais no Brasil.

Foi também coordenador da Delegação de Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 1994-1997, fez parte da direção da International Association of Bioethics (1997-2005), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Equipe de Apoio do Observatório Pastoral do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano).

Foi diretor de duas revistas científicas e publicou mais de 20 livros sobre Bioética, Pastoral da Saúde e Humanização da Saúde.

A preocupação no acompanhamento de pessoas no final da vida e suas famílias foi uma constante em sua vida. No inicio de sua vida ministerial, foi capelão do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo (HCFMUSP) (1982-1994).

Francisco Balestrin

Membro do Conselho da ANAHP e Presidente da IHF

Com graduação em Medicina e residência médica em Administração em Saúde no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, possui mais de 30 anos de experiência na área de saúde. Além das especializações em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e em Administração Hospitalar pelo PROAHSA, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), conquistou o título de especialista em Administração em Saúde, pela Associação Médica Brasileira – AMB, e realizou MBA em Gestão de Planos de Saúde.

Atualmente, atua como presidente do Conselho de Administração da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados, é membro do Conselho e presidente eleito da Associação Mundial de Hospitais (IHF – International Hospital Federation) e vice-presidente executivo e diretor médico corporativo do Grupo VITA. Também é membro do Conselho de Administração do Instituto Coalizão Saúde – ICOS, presidente do Conselho de Administração do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde – CBEXs e coordenador Adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria – BIOBRASIL da FIESP.

César Augusto de Oliveira Paim

Diretor Corporativo de Relações Governamentais da Associação Congregação de Santa Catarina

Administrador hospitalar, especialista em Administração Pública e mestrando em Gestão e Negócios. César possui mais de 25 anos de experiência em gestão de Saúde, tendo atuado em organizações privadas, religiosas, comunitárias e entidades municipais, estaduais e federais. Em sua trajetória profissional, foi administrador de hospitais gerais e especializados, secretário municipal de Saúde de Capão da Canoa (RS), diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e diretor fiscal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). César é membro das diretorias da Federação das Misericórdias do Rio de Janeiro (FEMERJ), Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) e do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.

D. Joel Portella Amado

Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Joel Portella Amado é bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o Doutorado em Teologia Pastoral. Também estudou Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Foi ordenado Sacerdote em 12 de outubro de 1982 e desempenhou diversas funções na Arquidiocese do Rio, como pároco, professor e acadêmico. Atualmente, é Vigário-geral; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; pároco da Catedral Metropolitana; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; Professor da PUC; Diretor administrativo do Museu de Arte Sacra; Diretor do Arquivo Arquidiocesano; responsável pelos textos litúrgicos da Comissão de Pastoral litúrgica e Arquivista do Cabido Metropolitano.

Em 2007, participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida como Assessor-delegado; em 2008 se tornou Capelão de Sua Santidade e em 2013 foi Secretário-Executivo da JMJ do Rio de Janeiro.

No dia 7 de dezembro de 2016 foi nomeado bispo titular de Carmeiano e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 28 de janeiro de 2017, em Rio de Janeiro.

Irmã Monique Bourget

Diretora Técnica do Hospital Santa Marcelina e Diretora da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina – APS

Canadense e religiosa da Congregação Santa Marcelina, possui graduação em Medicina pela Universidade McGill (1992) e residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pela mesma Universidade do Canadá. Fez mestrado em Epidemiologia no Departamento de Medicina Preventiva pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Iniciou o Programa de Saúde da Família na capital paulista em 1996 e continua à frente da Atenção Primaria à Saúde do Santa Marcelina, agora em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Foi diretora técnica do Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista de 1998 até 2005, quando foi transferida para a direção técnica do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, hospital universitário com mais de 700 leitos onde está até o momento. Fez parte da construção do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina, iniciado em 2012, faz parte do NDE do mesmo e é professora da disciplina de Espiritualidade e Tanatologia do curso.

Francisco de Assis Figueiredo

Secretário de Atenção à Saúde - Ministério da Saúde

Francisco de Assis Figueiredo é secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele tem especialização em Administração Hospitalar e MBA Executivo em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde.

Francisco Figueiredo atua há mais 20 anos na área da saúde com larga experiência em Gestão Hospitalar. Foi diretor do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora, durante três anos, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, superintendente Geral do Hospital da Baleia (Belo Horizonte) e Gestor Administrativo do Hospital Municipal Odilon Behrens. Foi também gestor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Figueiredo também atuou como professor da disciplina Gestão de Serviços de Saúde e Gestão de Suprimentos do curso de Administração Hospitalar da FEA, em Juiz de Fora, e professor convidado do curso de pós-graduação de Gestão Organizacional em Serviços em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Em 2010 e 2012, recebeu o prêmio de Destaque em Administração do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais.

Henrique Prata

Diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos (HCB)

Henrique Duarte Prata é o diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), instituição referência no tratamento oncológico, que atende 100% SUS e dá grandes saltos por meio de recursos advindos de doações. Autor de três livros: Acima de tudo o amor: Como a fé e a solidariedade construíram o maior polo; Acima de tudo o amor – Relatos: As pessoas que fazem história no maior polo de luta contra o câncer do Brasil; e A providência: Os milagres que levam a filosofia do Hospital de Câncer de Barretos para todo o Brasil. Neste último, traz relatos sobre a inspiração para construir uma filial do HCB em Rondônia, o Hospital da Amazônia.

Ele também é fazendeiro, agropecuarista e piloto privado e comercial, além de ser “madrinheiro” da Festa do Peão. Henrique Prata também administra uma faculdade de medicina, aberta em 2011, em Barretos, chamada Dr. Paulo Prata (em homenagem a seu pai), e apresenta um programa semanal na Rede Vida, Acima de Tudo, o Amor, no qual dá dicas sobre gestão hospitalar.

D. Paulo Celso Dias do Nascimento

Bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Ordenou-se sacerdote em 1989, no Colégio Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lagarto, Sergipe. Cursou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro, e Teologia na Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Também formou-se em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, do Rio de Janeiro.

Dom Celso exerceu as funções de sacerdote na sua paróquia de origem, o Santuário Nossa Senhora da Piedade, de Lagarto (SE), de Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde, na Arquidiocese do Rio, de 2012 a 2014, e de Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Saúde, também na Arquidiocese do Rio de Janeiro, de 2015 a 2017. Neste ano, foi nomeado bispo auxiliar.

O religioso também é formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especializado em Psicologia Hospitalar pela Cesanta – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Frei Francisco Belotti

Presidente da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

Frei Francisco sempre teve muito claro que o sacerdócio vai muito além das palavras da pregação; ele se concretiza na prática do amor, na caridade.

Primeiro, quis tratar da hanseníase e viver como o pobre de Assis. Durante um retiro espiritual, chegou a compartilhar esse sonho com um pregador. Qual não foi seu espanto quando ouviu que a lepra de nosso tempo não era a mesma da época de São Francisco. Assim, o homem o aconselhou a meditar em abraçar a lepra dos dias atuais.

Entendeu que a doença já não era tão assustadora como séculos atrás. Era um problema passível de ser tratado em qualquer posto de saúde, com antibióticos. Em vez da lepra, Frei Francisco resolveu que lutaria para curar um mal que, nos tempos modernos, aterroriza famílias de todas as classes sociais: a dependência química.

Nascido em 5 de julho de 1960, Nélio foi ordenado padre diocesano em 21 de dezembro de 1984, com apenas 24 anos de idade e um grande caminho a trilhar. Do desejo de viver radicalmente o sacerdócio, seguindo os passos do santo, nasceu a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Trocou a batina pelo hábito de frei. Costuma dizer que cada ordem tem um carisma e o carisma franciscano é a caridade.

João Alberto Santos

Superintendente da Associação Congregação de Santa Catarina

João Alberto Santos assumiu a superintendência da Associação Congregação de Santa Catarina em outubro de 2015. Graduado em Ciências Contábeis e Direito, com pós-graduação em Finanças, Controladoria, Direção Estratégica e Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (SP), João tem especialização também em Direção Estratégica pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (Fontainebleau, França), em Skill, Tools and Competences pela Fundação Dom Cabral e Kellog School of Management / Northwestern University (Evanston, Illinois, Estados Unidos), e Mercado Financeiro Internacional (Londres, Inglaterra).

Conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, João desenvolveu carreira em empresas de diversos portes e segmentos da economia, nacionais e internacionais, atuando como diretor em empresas como Claro, Brasil Telecom e Telemig Celular.

Dra. Maria Inez Linhares de Carvalho

Vice Presidente da FIAMC e Diretora para a América do Sul da CIISAC

Médica e diretora do Ambulatório da Providência, Dra. Maria Inez Linhares de Carvalho é vice-presidente da Federação Internacional de Associações Médicas Católicas (FIAMC), tesoureira da Federação de Associações Médicas Católicas da Latino-Americanas (FAMCLAM) e diretora para a América do Sul da Confederação Internacional das Instituições de Saúde Católica (CIISAC). Formada em Clínica Médica e pós-graduada em Endocrinologia.

Prof. Alexandre Di Miceli

Pesquisador e consultor especializado em Governança Corporativa. Sócio-fundador da Direzione

Alexandre é professor, consultor, pesquisador e colunista inteiramente dedicado à governança corporativa e ética empresarial desde 2000. Autor dos livros mais vendidos neste campo no Brasil “Ética de negócios comportamentais: práticas sólidas de gestão e governança para o século XXI” , “Governança Corporativa no Brasil e no Mundo” e “Governança Corporativa: o Essencial para Líderes”, entre outros.
Parceiro fundador da Direzione Management Consulting, trabalhou em projetos relacionados à melhoria das práticas de ética e governança em diversas empresas.
É consultor e palestrante da IFC em projetos e workshops relacionados à governança corporativa em todo o mundo, incluindo o “Guia Prático de Governança Corporativa: Experiências de Empresas Latino-Americanas” e “Exercício de Liderança de Conselho de Sucesso”. Contratante independente para a OCDE na preparação da “Mesa Redonda Latino-Americana de Governança Corporativa 2013”.
Alexandre detém Ph.D. e M.S. graduação em Gestão e Finanças pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de cursos para membros do conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) desde 2005. Professora da Universidade de São Paulo (2005-2016), Professor Visitante da Universidade Cornell (2015) e da Universidade Católica de Lovaina (2010- 2011).

Moderadores

Nélisson do Espírito Santo

Diretor Executivo da Casa de Saúde São José

Está na Associação Congregação de Santa Catarina há 14 anos, os últimos cinco ocupando o cargo atual. Formado em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, é pós graduado em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Desenvolvimento em Liderança e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.

Frei Paulo Batista

Diretor Geral do Hospital São Francisco na Providência de Deus

Envolvido desde jovem em projetos sociais, o frei – que representa, no Rio, a Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus, mantenedora do hospital -, também tem a responsabilidade, desde 2011, de gerir a Creche Santa Clara, no alto da comunidade do Vidigal.

Frei Paulo também coordenou a implantação de um novo projeto: o Polo de Atenção à Saúde Integral (PAI), um serviço voltado para tratamento de dependentes químicos e pacientes psiquiátricos e, em paralelo, também contribui com o projeto Missão Haiti, mantido pela Associação que representa no Rio, que atende cerca de 500 crianças e adolescentes que recebem almoço, lanche e assistem aulas de inglês, violão, tambor, coral e catequese.

No Haiti, a Associação mantém, ainda, um ambulatório clínico que atende 5 mil pessoas por mês em especialidades como Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e Odontologia e uma padaria, que produz e doa pão para a comunidade local, substituindo um hábito local, o biscoito Té, iguaria típica do país feita apenas com barro, água e manteiga.

Artur Giovannini

Diretor de Operações da Casa de Saúde São José

Graduado em Administração de Empresas com experiência em gestão de mais de 30 anos. Pós-graduado em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, concluiu MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo IBMEC – RJ e Desenvolvimento em Liderança e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atua como diretor na Associação Congregação de Santa Catarina há 16 anos, atualmente exercendo o cargo de Diretor de Operações na Casa de Saúde São José – RJ. É confrade ativo da Sociedade São Vicente de Paulo, tendo sido proclamado em 1980.