O CONGRESSO | CBICS

O Congresso

 

O Congresso

O I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde aconteceu entre 16 a 18 de julho de 2018, no prédio da Arquidiocese do Rio de Janeiro. De forma pioneira, o evento teve como propósito integrar e fortalecer as instituições católicas de saúde por meio do debate, da troca de conhecimentos e da formulação de propostas para sustentabilidade do negócio e a excelência em gestão, sem abrir mão do objetivo primordial de manter viva a missão assistencial junto aos mais necessitados.

Para ampliar a integração entre os participantes, o Congresso foi aberto com um jantar nos jardins do Palácio São Joaquim, na Glória.

O primeiro dia de palestras teve enfoque religioso, com uma proposta de reflexão sobre origem, inspiração e missão das instituições católicas de saúde. Contou com a participação de pessoas de influência neste cenário, como o Presidente de Honra e Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta - O. Cist, e o Cardeal Peter A. Turkson, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, que fez a palestra magna.

O segundo dia teve caráter técnico e prático, com palestrantes experientes no mercado brasileiro da Saúde, como o presidente da Federação Internacional de Hospitais e membro do Conselho de Administração da ANAHP, Francisco Balestrin, e o diretor-geral do Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos), Henrique Prata, que trouxe sua experiência na captação de recursos financeiros.

Durante o evento, foi lançada a Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS) e houve a apresentação do I Censo das Instituições Católicas de Saúde.

Dessa forma, o Congresso buscou unir forças e tornar as instituições católicas de saúde mais cooperativas, sustentáveis e competitivas!