| CBICS

Notícias

I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde.

Por: Marcylene Capper

Foto: Gustavo de Oliveira

Pela primeira vez no país, institutos católicos que administram unidades de saúde estão reunidos em um evento focado em debater questões relacionadas ao setor.
A primeira edição do Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde vai até 18 de julho, na sede da Arquidiocese, na Glória.

Os participantes foram acolhidos pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, que anunciou a criação de uma associação brasileira unindo instituições preocupadas com a saúde integral do ser humano. “Uma presença que demostre o rosto caritativo da igreja”.

A palestra de abertura do evento, na manhã de terça-feira, dia 17, foi do prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, cardeal Peter A. Turkson.

“Onde temos os pobres e ricos vivendo separados, não temos desenvolvimento”, destacou o Cardeal Turkson, que explicou o funcionamento da sua área de trabalho criada pessoalmente pelo Papa Francisco para atender o ser humano em toda a sua plenitude.

O ambulatório da Providência onde são acolhidas as pessoas em situação de rua, no bairro de São Cristovão foi visitado pelo prefeito, que mencionou, em sua palestra, mais de uma vez, o trabalho ali realizado por voluntários.
Para finalizar a parte da manhã, o Presidente da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, falou de sua missão e o projeto do Barco-hospital, na Amazônia, que contempla 12 comunidades e mais de 600 mil pessoas.

 

Fonte: Rádio Catedral